Você se inscreveu com sucesso em 32ª RBA - Exposições
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a 32ª RBA - Exposições
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.

Transcrição: Comentário da Foto 5

Transcrição

Essa é uma visão de como era o terraço superior, ou o patamar superior da escadaria de mármore do pátio da escadaria. Vê-se aqui dois elementos.... três elementos interessantes. O mais estrutural, o que faz mais intensamente parte da estrutura do prédio, é de novo esse pinhão que faz a terminação da balaustrada de bronze... cujo equivalente da parte de baixo da escadaria apareceu em outra fotografia. Aqui aparece bem escuro, no meio da foto, contrastando com a limpidez da parede banhada de sol, ao fundo.
Na parede vê-se uma dessas placas de bronze, que comemoravam, no estilo belle époque, algum evento importante da história do Museu. Eu não me lembro de que tratava este medalhão especificamente.... Havia outros nas outras paredes deste patamar superior da escadaria. Até os outros eu me lembro, mas deste especificamente eu não lembro do que tratava. Mas ele certamente sobreviveu e está guardado entre as peças resgatadas do incêndio. Por que? Porque ele estava numa área descoberta, então ele não sofreu o efeito de forno que se estabeleceu dentro dos espaços fechados do Museu.
Abaixo dele está uma peça de pedra, lapidada, esculpida... certamente é comemorativa do casamento entre da Princesa Isabel com o Conde D’Eu, porque se vê os brasões da família imperial de Bragança, os Bragança brasileiros, com o brasão dos Orleans franceses....coroados por uma coroa, para designar o caráter imperial dessa peça comemorativa. Provavelmente nas laterais estão representados os famosos ramos de café e fumo, que ladeavam o pavilhão...os símbolos nacionais particularmente em torno do brasão dos Bragança, né? A família real portuguesa e brasileira.
Neste espaço aqui desta plataforma, há uma bela foto com a visitação de Madame Curie ao Museu...onde estão presentes também Heloisa Alberto Torres, Roquette-Pinto e Bertha Lutz, acompanhando a visitante Marie Curie. Só que eles estavam numa posição...aí é onde estaria certamente o fotógrafo que tirou a fotografia comemorativa da visita.

clique aqui para voltar à página principal da exposição